Objetivos e ideais

Desde sua fundação, em julho de 2016, o intuito da UBGE sempre foi o de criar uma comunidade aberta de jogadores online, com ênfase na promoção de respeito, união, trabalho em equipe e ética nos jogos.

O Brasil vêm passando por um período turbulento onde a falta de ética e de senso de coletividade têm causado enormes danos ao país e à população em geral. O individualismo, sensacionalismo e corrupção estão presentes em todos os setores da sociedade, o que nos leva a pensar "o que nós podemos fazer para reverter a situação e ajudar nosso país?".

A UBGE chega com o objetivo de atingir jovens jogadores em fase de desenvolvimento, ensinando ideais de respeito alheio e altruísmo. Atualmente, o ambiente dos jogos online não é particularmente saudável para crianças e jovens, que crescem jogando em meio a um cenário de grande hostilidade e descaso.

Nosso plano é, por meio da criação de um grupo aberto e democrático envolvendo pessoas das mais diversas idades e áreas, guiar jovens e promover atitudes de cunho coletivo e ético, para que, com sorte, ajudem a formar uma população mais consciente no futuro.

ESTRUTURA E O CONSELHO COMUNiTÁRIO

A comunidade é administrada de forma democrática e aberta, onde pessoas que queiram contribuir e se dedicar mais ao grupo podem facilmente entrar no  Conselho Comunitário.

O Conselho Comunitário é composto por todos os cargos especiais do Discord, com exceção dos Youtubers. Ajudantes, Administradores, Diretores, Secretários e Doadores fazem parte do grupo, que debate e põe em pauta questões referentes à administração da UBGE em geral. Todos têm a mesma voz e poder de opinião nas reuniões.

Ajudante Comunitário: Pessoa ativa na comunidade que ajuda novatos, tira dúvidas e se dispõe a ajudar o grupo e seus integrantes com boa vontade. Organizar jogatinas e incentivar o uso do Discord regularmente é um bônus e pode promover o Ajudante à Administrador. 

 

Administrador: Cuida do Discord e de outras plataformas da comunidade como um todo. Tem de fazer uso do bom senso e saber resolver situações mais complicadas e problemáticas. Organiza jogatinas e dá ideias de projetos voltados ao desenvolvimento do grupo.

 

Diretor Comunitário: O cérebro da comunidade, Diretores precisam ter uma visão macro da comunidade, não se prendendo ao Discord e outras plataformas. Vão adiante com grandes projetos como novos servidores dedicados, novas plataformas e divulgação da comunidade. Cuidam da parte econômica em geral e filtram todas as ideias e sugestões vindas do Conselho Comunitário e as executam. Precisam ser independentes e saber de sua responsabilidade e comprometimento com a UBGE, com foco em continuamente desenvolver a comunidade em novas áreas. 

 

Casos específicos:

-Dependendo do jogo/servidor, teremos Secretarias. Selecionaremos indivíduos com experiência e disposição para administrar tais núcleos da comunidade. Tais Secretários farão parte do Conselho Comunitário, mas com o mesmo poder e função de um Ajudante no Discord e outras plataformas. As Secretarias são responsáveis por marcarem jogatinas, estruturar do grupo dedicado de tal jogo, manter a atividade nos servidores, entre outras coisas.

-
Doadores terão acesso ao Conselho Comunitário, mas novamente como Ajudantes e sem poderes significativos. Se um Doador quiser fazer parte da Administração Comunitária, ele terá que se dedicar e se esforçar para isso.

 

Para fazer parte do Conselho Comunitário, basta mostrar boa vontade e interesse em desenvolver e ajudar a comunidade. Não há processo seletivo, e o Conselho está sempre de olho, procurando novas mentes e ideias.

ASSEMBLEIAS GERAIS

De forma mensal ou bimestral são organizadas Assembleias Gerais, que são grandes reuniões abertas onde qualquer membro da comunidade pode participar e expor sua ideia ou projeto. Em tais reuniões, que duram cerca de uma hora e meia, diversas pautas são discutidas, seguindo sempre o modelo horizontal de poder de opinião e voz.

FAQ

                                                              Perguntas frequentes: Pergunta (P) Resposta (R)


P: O que é a UBGE? É um clã?
R: A UBGE não é um clã (no sentido competitivo do termo), e sim, uma comunidade aberta. Um clã normalmente foca em aperfeiçoar seu jogo com finalidades competitivas, enquanto nossa comunidade foca em ajudar novatos e criar um grupo saudável de jogadores para os mais diversos gêneros de jogos.

P: Posso chamar um amigo para a comunidade?
R: A comunidade é aberta, portanto, qualquer pessoa é bem vinda. Seguimos a filosofia de "quanto mais, melhor". Note que pessoas com cargo de "membro" no Discord (que são ativas) têm acesso à criação de links instantâneos de convite para o nosso Discord, enquanto inativos, não. Temos também grupos abertos no Facebook, Steam e Whatsapp.

P: O que significa UBGE e qual sua filosofia?
R: UBGE é a sigla de "União Brasileira de Gamers pela Ética". A filosofia da comunidade gira ao redor da promoção do bom jogo, com respeito, ética e pensamento coletivo.

P: Como posso fazer parte do Conselho Comunitário?
R: A equipe de administração está sempre vendo e acompanhando a ação dos membros, não só no Discord como em nossos servidores e outros grupos. Boas ações e bons perfis são identificados e eventualmente promovidos. Ficar pedindo para ser da equipe não irá te ajudar em nada.

P: A comunidade joga/pretende jogar "insira o nome do jogo aqui" ?
R: Sempre há pessoas propondo novos jogos a serem jogados, e se tais pessoas forem dedicadas o suficiente para organizar um núcleo dedicado em tais jogos, com certeza eles irão ganhar um espaço crescente dentro d
a comunidade. Os jogos mais jogados na comunidade acabam tendo o seu próprio servidor da UBGE, como é o caso de Minecraft, Unturned e Project Reality. Se você quer jogar algum jogo no Discord que não tem um canal de voz, basta falar com um administrador para criar a sala.